Naquela época eu procurei pelo regulador original e só encontrei por um preço igual ao custo de um novo alternador a base de troca. E por isso, acabei colocando um regulador paralelo da Gauss emergencialmente. O problema é que o tempo passou e o regulador paralelo acabou queimando - e olha que nesses dois anos só andei 2.000km com o carro.
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Reparo Alternador - Troca do Regulador de Voltagem
Postado por
Wagner Pereira
23:40
O problema de cintilamento da iluminação do carro é antigo, e bota antigo nisso. Vejam este post em nossa comunidade no Orkut - É isso mesmo, 10/08/2008!
Naquela época eu procurei pelo regulador original e só encontrei por um preço igual ao custo de um novo alternador a base de troca. E por isso, acabei colocando um regulador paralelo da Gauss emergencialmente. O problema é que o tempo passou e o regulador paralelo acabou queimando - e olha que nesses dois anos só andei 2.000km com o carro.
Com a volta do problema do cintilamento e o aumento da voltagem gerada pelo alternador para 15v, retomei imediatamente a procura por uma solução.
Procurei uma Auto Elétrica autorizada Bosch, a Esquina do Sol, e a resposta que obtive foi a seguinte: "Amigo, esse regulador (1.197.311.223) é uma fortuna. Trocamos seu alternador por um novo a base de troca por uma valor não muito maior que o preço desse regulador. Você não terá problemas nem tão cedo, e quando tiver, o regulador será muito mais fácil de encontrar e muito mais barato."
A posição do técnico era querente, mas eu ainda não aceitava a idéia de ter que trocar o alternador original do carro que foi inteiramente revisado no final de 2008 - rolamentos e placa de diodos substituídos. Conversando com um eletricista em uma das várias auto elétricas que percorri, ouvi o seguinte comentário: "Esse regulador Gauss 223 que você usou é fraco para usar no seu carro, use o Ikro 555 que vair durar bem mais que o da Gauss."
Eu não acreditei muito, mas também não desacreditei(risos). Procurei e encontrei esse regulador paralelo da marca Ikro pelo mesmo preço do Gauss. Mais uma vez, uma solução paliativa até que eu encontre o regulador original Bosch.
Regulador Ikro 555
Remoção da tampa traseira para acesso ao regulador de voltagem
Esse é o regulador de voltagem da Gauss colocado no final de 2008 e que já "abriu o bico", dando mais que 15v na saída.
Close dos dois modelos de reguladores de voltagem paralelos
(Gauss 223 a esquerda e Ikro 555 a direita)
Uma coisa que percebi é que no regulador da Gauss, o invólucro(parte preta) é de plástico, e no Ikro é de metal. Como essa área é responsável pela troca de calor, téoricamente, o regulador da Ikro sai na frente pela maior capacidade de dissipação de calor.
Voltagem após substituição do regulador e com todos os acessórios ligados
Vamos ver agora quanto tempo esse regulador paralelo vai durar. Quando ele der problema, eu volto a procurar uma solução definitiva. ;c)
Até mais e um grande abraço.
- Unknown 14 de fevereiro de 2017 às 11:03
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Fala Marcio Gregolin,não não durou não Rs..
Meu carro tem um consumo alto de energia devido a sonorização, então o regulardor paralelo não suportava.
Pra resolver o problema eu substitui o Alternador a base de troca por outro novo da bosch com redulador mais moderno:
Esse modelo de alternador, olha:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-698072606-alternador-do-motor-vw-ap-90-amp-_JM
Que usa esse tipo de regulador, olha:
http://www.compracompras.com/br/produto/685209783/regulador-de-voltagem-original-93325320-bosch-f00m144167
Um abraço, - Unknown 25 de fevereiro de 2017 às 11:44
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Eu comprei um do Glauss mas com aquela parte de metal! ! Eu tava pensando d retirar somente o carvão yq pôr no original! ;)
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Quem sou eu

- Wagner Pereira
- Carioca, filho de nordestinos, casado, especialista em Tecnologia da Informação, Pós Graduado em Gestão Empresarial, hobbysta da mecatrônica.
Amigo, ainda tem esse regulador? Está durando? Digo, esse IK555