domingo, 26 de setembro de 2010

Após três anos de amizade virtual, finalmente conheci os nobres amigos Bruno Rates e João Luiz em Goiânia. Fiz os primeiros contatos com esses caras fora de série no final de 2007 e desde então, não tive a oportunidade de conhecê-los pessoalmente pela falta de encontros de nossa comunidade Gol GTI 16V. Tanto o Bruno quanto o João Luiz são proprietários de modelos Parati GTI 16V, e vocês não fazem idéia do nível de personalização que esses caras fizeram no interior dos carros.

A cidade de Goiânia é incrível, gostei muito mesmo. O povo é muito receptivo muito bacana. Por ser uma cidade planejada, salta aos olhos as diferenças para o caos urbano em que vivemos aqui no Rio de Janeiro. Temos muito que aprender com os caras. Principalmente para nós, amantes do automobilismo, a cidade é um sonho. Nós seis dias em que andei por lá, tive sérias dificuldades para encontrar buracos na fantástica pavimentação e sinalização das ruas e estradas que cortam Goiânia. O que não falta é lugar para acelerar sem a preocupação com pardais e radares, que inveja dos caras.

Mesmo eu que tenho um GTI 16V, fiquei abobado vendo a Parata do Bruno encostando na rua ao lado do Centro de Convenções de Goiânia.

O branco pérola da Parati GTI 16V é espetacular

Se o exterior do carro já é incrível, o interior é fantástico. O João Luiz criou um projeto de interior todo em couro com os bancos da linha 95 e 96, que também foi aplicado pelo Bruno. Cintos de segurança vermelhos, volantes em couro bicolor, laterais de forro de porta e apoio de braços em couro e os bancos Aero em caprichado acabamento em couro de primeira qualidade e costura dupla em vermelho - coisa de primeira linha.

Interior incrível. Não dá inveja? - Fotos de Celular

Depois de conhecer o Bruno e a Parata entramos no carro e partimos para a igreja mais próxima para fazer uma oração... mentira ;c). Fomos comprar cervejas para bebermos noite a dentro conversando sobre nossas máquinas e futuros projetos - aguardem novidades.

Motor personalizado da Parati do João Luiz

O motor da Parati do João Luiz tem a tampa do comando de válvulas com pintura eletrostática em vermelho e o coletor de admissão cromado. O projeto ainda está em andamento e em breve teremos mais fotos com o trabalho finalizado. Tá ficando muito maneiro.


=> Eu, Bruno e João =>

Por enquanto é isso, em breve, um farei um post sobre o trabalho de personalização do interior dos caras.


Até mais e um grande abraço.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

O problema de cintilamento da iluminação do carro é antigo, e bota antigo nisso. Vejam este post em nossa comunidade no Orkut - É isso mesmo, 10/08/2008!

Naquela época eu procurei pelo regulador original e só encontrei por um preço igual ao custo de um novo alternador a base de troca. E por isso, acabei colocando um regulador paralelo da Gauss emergencialmente. O problema é que o tempo passou e o regulador paralelo acabou queimando - e olha que nesses dois anos só andei 2.000km com o carro.

Com a volta do problema do cintilamento e o aumento da voltagem gerada pelo alternador para 15v, retomei imediatamente a procura por uma solução.

Procurei uma Auto Elétrica autorizada Bosch, a Esquina do Sol, e a resposta que obtive foi a seguinte: "Amigo, esse regulador (1.197.311.223) é uma fortuna. Trocamos seu alternador por um novo a base de troca por uma valor não muito maior que o preço desse regulador. Você não terá problemas nem tão cedo, e quando tiver, o regulador será muito mais fácil de encontrar e muito mais barato."
A posição do técnico era querente, mas eu ainda não aceitava a idéia de ter que trocar o alternador original do carro que foi inteiramente revisado no final de 2008 - rolamentos e placa de diodos substituídos. Conversando com um eletricista em uma das várias auto elétricas que percorri, ouvi o seguinte comentário: "Esse regulador Gauss 223 que você usou é fraco para usar no seu carro, use o Ikro 555 que vair durar bem mais que o da Gauss."
Eu não acreditei muito, mas também não desacreditei(risos). Procurei e encontrei esse regulador paralelo da marca Ikro pelo mesmo preço do Gauss. Mais uma vez, uma solução paliativa até que eu encontre o regulador original Bosch.

Regulador Ikro 555

Alternador original do carro - 90A ( 0.123.320.030 )

Remoção da tampa traseira para acesso ao regulador de voltagem
Esse é o regulador de voltagem da Gauss colocado no final de 2008 e que já "abriu o bico", dando mais que 15v na saída.

Close dos dois modelos de reguladores de voltagem paralelos
(Gauss 223 a esquerda e Ikro 555 a direita)
Uma coisa que percebi é que no regulador da Gauss, o invólucro(parte preta) é de plástico, e no Ikro é de metal. Como essa área é responsável pela troca de calor, téoricamente, o regulador da Ikro sai na frente pela maior capacidade de dissipação de calor.

Voltagem após substituição do regulador e com todos os acessórios ligados

Vamos ver agora quanto tempo esse regulador paralelo vai durar. Quando ele der problema, eu volto a procurar uma solução definitiva. ;c)

Até mais e um grande abraço.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

É Hexa!

Depois de muito tempo sem tempo, pude finalmente escrever um novo post. Na verdade foi mais uma questão de falta do que postar, já que o carro esteve todo esse tempo na garagem parado. Nesta semana, véspera da Copa do mundo e com todo mundo falando sobre a jabulani, tirei o carro da garagem e levei para dar um brilho.

Fotos do GTI saindo do "Dudas Car" - polimento geral

Agora só falta a cera e o Top Coat Reflections da Mothers

Eu comprei a cera e o Top Coat Reflections da Mothers com o Robson da Comunidade GTI 16V.

Por incrível que pareça, é isso mesmo, nestes muitos meses desde o último post, o GTI não teve aventuras pra contar, ficou só na capa. Aqueles que acompanharam os últimos posts, perceberam que as molas Red Coil foram removidas e as originais foram colocadas de volta.

Antes estava assim - Low Rider


Vamos ver se andando um pouco com as molas originais o carro baixa um pouco. Agora o carro tá meio "Gol Rally" né?

Na próxima semana devo ir a um encontro de carros esportivos aqui no Rio de Janeiro, em botafogo. Se rolar, coloco um post aqui com as fotos.

Fico devendo um vídeo do som do GTI em funcionamento.

Até mais e um grande abraço.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Fala galera, tudo beleza? Estou demorando um pouco mais pra postar aqui no Blog porque ainda não me recuperei da morte do Michael Jackson. ....brincadeira galera. Estava sem tempo mesmo para trabalhar no carro.

Após a retirada das portas para instalação de conduíte para passagem da fiação do kit duas vias, instalei o player Clarion DXZ-785USB. Esse player da Clarion possui todos os recursos mais importantes para a configuração de um som de qualidade:

  • CD-DA/CD-R/RW Ready
  • Rear USB Connector
  • MP3, WMA and iTunes® AAC Compatible with ID3-TAG Display
  • USB Digital Media Streaming Capability
  • USB Audio for iPod®
  • Subwoofer Volume Control
  • 24-Bit D/A Converter
  • SOUND RESTORER
  • Digital Z-Enhancer sound customization
  • Digital Time Alignment Control with 3-Way Crossover
  • 3-Band Parametric Equalizer
  • Built-in LPF/HPF
  • 53W x 4 Built-in MOS-FET Amplifier
  • Motorized Sloping Control Panel
  • 728-Variable Color Display and Illuminated Keys •Full Dot Display with Screensavers
  • "SLIDETRAK" for Dynamic Operation
  • RCA Auxiliary Input with Level Control
  • 6ch/6V RCA Output

Além de todos esses atributos, posso configurar a cor do display para a cor exata do verde do painel do GTi 16V ( 99% dos players modernos só suportam a cor do display em azul ou vermelho ).


Controles com a exclusiva tecnologia SlideTrak


Controle nativo de Ipod ( em breve: post dock GTI 16V para Ipod nano )

O player possui um conector adicional para as saídas RCA

Controle nativo de Ipod
Em breve teremos um post sobre o Ipod Dock GTI 16V

RCAs — 4 saídas estéreo + 2 saídas subwoofer


Chicotes isolados com espuma adesiva 3M

Encaixar o player com o painel desmontado é muito mais fácil


Chicotes devidamente acomodados graças ao acesso facilitado

Gostei do resultado final.
Bem sóbrio, combinando com o painel.


Fico devendo um vídeo do player ligado e, com a cor do display configurado. Vou deixar para o post do teste do som. O próximo passo agora é iniciar a instalação dos amplificadores na mala. Até mais e um grande abraço.

sexta-feira, 10 de julho de 2009


Estamos de volta galera... Esse post demorou pra sair, deu um trabalhão fazer esse serviço. Eu não fazia idéia de como a porta do GTI é pesada. Tirar a porta e recolocá-la sozinho foi uma aventura. De qualquer forma esses trabalhos sempre são gratificantes. Algo parecido como quando inventamos de cozinhar não é? Sempre achamos que ficou uma delícia, mesmo que tenha ficado péssimo. Vamos as fotos:

Novo carrinho de ferramentas. Carregar as tralhas para cima e pra baixo agora é moleza.

Fazendo o furo na coluna do carro para instalação do passa-fio

Escolhi fazer o furo do lado oposto ao conector original

Close do furo da coluna já com a borracha passa-fio

Porta em cima do carrinho, pronta para ser furada

Na porta, fiz o furo próximo ao encaixe da coifa.

Aqui o resultado final. Para minizar ruídos o conduíte foi recoberto com fita de alta fusão

Este é o baffle ( suporte do alto-falante da porta ) e o par de fios paralelos para cada porta

É isso galera. O trabalho foi feito da mesma forma no lado do carona e a ferramenta mais importante para realizar esse serviço foi a micro-retifica Dremel com a pedra esmeril. Para instalar o passa-fio de borracha, os furos precisavam ser redondos e ter o tamanho certo. Um abraço e até o próximo post.