quarta-feira, 28 de julho de 2010

O problema de cintilamento da iluminação do carro é antigo, e bota antigo nisso. Vejam este post em nossa comunidade no Orkut - É isso mesmo, 10/08/2008!

Naquela época eu procurei pelo regulador original e só encontrei por um preço igual ao custo de um novo alternador a base de troca. E por isso, acabei colocando um regulador paralelo da Gauss emergencialmente. O problema é que o tempo passou e o regulador paralelo acabou queimando - e olha que nesses dois anos só andei 2.000km com o carro.

Com a volta do problema do cintilamento e o aumento da voltagem gerada pelo alternador para 15v, retomei imediatamente a procura por uma solução.

Procurei uma Auto Elétrica autorizada Bosch, a Esquina do Sol, e a resposta que obtive foi a seguinte: "Amigo, esse regulador (1.197.311.223) é uma fortuna. Trocamos seu alternador por um novo a base de troca por uma valor não muito maior que o preço desse regulador. Você não terá problemas nem tão cedo, e quando tiver, o regulador será muito mais fácil de encontrar e muito mais barato."
A posição do técnico era querente, mas eu ainda não aceitava a idéia de ter que trocar o alternador original do carro que foi inteiramente revisado no final de 2008 - rolamentos e placa de diodos substituídos. Conversando com um eletricista em uma das várias auto elétricas que percorri, ouvi o seguinte comentário: "Esse regulador Gauss 223 que você usou é fraco para usar no seu carro, use o Ikro 555 que vair durar bem mais que o da Gauss."
Eu não acreditei muito, mas também não desacreditei(risos). Procurei e encontrei esse regulador paralelo da marca Ikro pelo mesmo preço do Gauss. Mais uma vez, uma solução paliativa até que eu encontre o regulador original Bosch.

Regulador Ikro 555

Alternador original do carro - 90A ( 0.123.320.030 )

Remoção da tampa traseira para acesso ao regulador de voltagem
Esse é o regulador de voltagem da Gauss colocado no final de 2008 e que já "abriu o bico", dando mais que 15v na saída.

Close dos dois modelos de reguladores de voltagem paralelos
(Gauss 223 a esquerda e Ikro 555 a direita)
Uma coisa que percebi é que no regulador da Gauss, o invólucro(parte preta) é de plástico, e no Ikro é de metal. Como essa área é responsável pela troca de calor, téoricamente, o regulador da Ikro sai na frente pela maior capacidade de dissipação de calor.

Voltagem após substituição do regulador e com todos os acessórios ligados

Vamos ver agora quanto tempo esse regulador paralelo vai durar. Quando ele der problema, eu volto a procurar uma solução definitiva. ;c)

Até mais e um grande abraço.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

É Hexa!

Depois de muito tempo sem tempo, pude finalmente escrever um novo post. Na verdade foi mais uma questão de falta do que postar, já que o carro esteve todo esse tempo na garagem parado. Nesta semana, véspera da Copa do mundo e com todo mundo falando sobre a jabulani, tirei o carro da garagem e levei para dar um brilho.

Fotos do GTI saindo do "Dudas Car" - polimento geral

Agora só falta a cera e o Top Coat Reflections da Mothers

Eu comprei a cera e o Top Coat Reflections da Mothers com o Robson da Comunidade GTI 16V.

Por incrível que pareça, é isso mesmo, nestes muitos meses desde o último post, o GTI não teve aventuras pra contar, ficou só na capa. Aqueles que acompanharam os últimos posts, perceberam que as molas Red Coil foram removidas e as originais foram colocadas de volta.

Antes estava assim - Low Rider


Vamos ver se andando um pouco com as molas originais o carro baixa um pouco. Agora o carro tá meio "Gol Rally" né?

Na próxima semana devo ir a um encontro de carros esportivos aqui no Rio de Janeiro, em botafogo. Se rolar, coloco um post aqui com as fotos.

Fico devendo um vídeo do som do GTI em funcionamento.

Até mais e um grande abraço.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Fala galera, tudo beleza? Estou demorando um pouco mais pra postar aqui no Blog porque ainda não me recuperei da morte do Michael Jackson. ....brincadeira galera. Estava sem tempo mesmo para trabalhar no carro.

Após a retirada das portas para instalação de conduíte para passagem da fiação do kit duas vias, instalei o player Clarion DXZ-785USB. Esse player da Clarion possui todos os recursos mais importantes para a configuração de um som de qualidade:

  • CD-DA/CD-R/RW Ready
  • Rear USB Connector
  • MP3, WMA and iTunes® AAC Compatible with ID3-TAG Display
  • USB Digital Media Streaming Capability
  • USB Audio for iPod®
  • Subwoofer Volume Control
  • 24-Bit D/A Converter
  • SOUND RESTORER
  • Digital Z-Enhancer sound customization
  • Digital Time Alignment Control with 3-Way Crossover
  • 3-Band Parametric Equalizer
  • Built-in LPF/HPF
  • 53W x 4 Built-in MOS-FET Amplifier
  • Motorized Sloping Control Panel
  • 728-Variable Color Display and Illuminated Keys •Full Dot Display with Screensavers
  • "SLIDETRAK" for Dynamic Operation
  • RCA Auxiliary Input with Level Control
  • 6ch/6V RCA Output

Além de todos esses atributos, posso configurar a cor do display para a cor exata do verde do painel do GTi 16V ( 99% dos players modernos só suportam a cor do display em azul ou vermelho ).


Controles com a exclusiva tecnologia SlideTrak


Controle nativo de Ipod ( em breve: post dock GTI 16V para Ipod nano )

O player possui um conector adicional para as saídas RCA

Controle nativo de Ipod
Em breve teremos um post sobre o Ipod Dock GTI 16V

RCAs — 4 saídas estéreo + 2 saídas subwoofer


Chicotes isolados com espuma adesiva 3M

Encaixar o player com o painel desmontado é muito mais fácil


Chicotes devidamente acomodados graças ao acesso facilitado

Gostei do resultado final.
Bem sóbrio, combinando com o painel.


Fico devendo um vídeo do player ligado e, com a cor do display configurado. Vou deixar para o post do teste do som. O próximo passo agora é iniciar a instalação dos amplificadores na mala. Até mais e um grande abraço.

sexta-feira, 10 de julho de 2009


Estamos de volta galera... Esse post demorou pra sair, deu um trabalhão fazer esse serviço. Eu não fazia idéia de como a porta do GTI é pesada. Tirar a porta e recolocá-la sozinho foi uma aventura. De qualquer forma esses trabalhos sempre são gratificantes. Algo parecido como quando inventamos de cozinhar não é? Sempre achamos que ficou uma delícia, mesmo que tenha ficado péssimo. Vamos as fotos:

Novo carrinho de ferramentas. Carregar as tralhas para cima e pra baixo agora é moleza.

Fazendo o furo na coluna do carro para instalação do passa-fio

Escolhi fazer o furo do lado oposto ao conector original

Close do furo da coluna já com a borracha passa-fio

Porta em cima do carrinho, pronta para ser furada

Na porta, fiz o furo próximo ao encaixe da coifa.

Aqui o resultado final. Para minizar ruídos o conduíte foi recoberto com fita de alta fusão

Este é o baffle ( suporte do alto-falante da porta ) e o par de fios paralelos para cada porta

É isso galera. O trabalho foi feito da mesma forma no lado do carona e a ferramenta mais importante para realizar esse serviço foi a micro-retifica Dremel com a pedra esmeril. Para instalar o passa-fio de borracha, os furos precisavam ser redondos e ter o tamanho certo. Um abraço e até o próximo post.

terça-feira, 30 de junho de 2009


Mais um passo a frente galera: Parte elétrica do som instalado da bateria até o porta-malas. Como imagens dizem mais que palavras, vamos as fotos:

Troca dos terminais de bateria

O cabo do alternador é soldado no terminal original

Conexões elétricas originais refeitas

Close no Terminal Positivo

Porta fusível da LightningAudio para proteção do circuito

Close no porta fusível com terminação em platina

Porta fusível instalado perto do terminal

Porta fusível com a cobertura de proteção

Reparem como o cabo é flexível apesar de ser 0/1 AWG

Passagem da alimentação do cabo para o interior do veículo

Chegada do cabo elétrico nas proximidades da caixa de fusíveis. Desse ponto em diante, ele segue pelo lado do motorista, dentro da calha lateral até o porta-malas

Ao dimensionar o circuito elétrico para o som, lembre-se do reforço da linha de ligação da bateria ao chassi ( Big 3 )

Chicote elétrico feito para reforçar a ligação da bateria ao ponto de aterramento no cofre do motor. O lado sem terminal é ligado ao novo terminal negativo da bateria.

Local do aterramento original no cofre do motor

Ligação do aterramento extra no local original

Terminal para aterramento dos módulos no parafuso do cinto de segurança traseiro ( lado do motorista )

É isso aí galera, o próximo passo será passar os cabos RCA e os cabos dos alto-falantes das portas. Se o tempo for suficiente, já deixarei o rádio instalado. Um abraço a todos.