Não é atoa que a pintura é considerada uma arte, e para aqueles que como eu não apresentam nenhum dom para as artes, precisará de muito, muito trabalho para fazer trabalhos dessa natureza. E o incauto aqui, pensou que seria fácil e inventou de pintar a tampa do comando de válvulas e o coletor de admissão, ledo engano...

Pensei: "É só comprar umas latas de tinta spray e pintar, nade de tão complicado. Eu só não tinha levado em consideração eu que moro em apartamento, que pra pintar precisa lixar, que pra pintar precisa preparar e isolar a peça, que tinta suja as coisas, que a dona encrenca ia falar muito no ouvido... coisas básicas desse tipo.

Mas no final as coisas terminaram relativamente bem, levando em contato que foi o primeiro "Faça você mesmo" de pintura automotiva que fiz na minha vida. Tudo começou quando tive que remover toda a parte superior do motor para resolver um vazamento de óleo na junta da tampa de vávulas ( http://vwgti16v.blogspot.com/2010/11/troca-da-junta-da-tampa-do-comando-de.html ). Quando removi o coleto de admissão e a tampa de válvulas caiu surgiu a idéia de jerico de limpá-las e pintá-las.

Vamos as imagens!

Situação das peças quando removidas do motor após treze anos de uso


Coletor de admissão e tampa de válvulas depois de desengraxadas


As peças receberam finas camadas de primer para alumínio


Primeira mão de tinta dentro da estufa de pintura


Estufa nada! Tudo feito na área de serviço do apartamento


Tampa de Válvulas já seca, com várias camadas de verniz


Contraste entre o alumínio cru e a peça pintada. Duas semanas até tomar coragem de começar a pintar o coletor de admissão


Primeira etapa na lixa grossa pra tirar a textura granulada da peça


Muita sujeira, o alumínio é uma benção pra lixar ;c(


A paciência de lixar acabou e desencanei de deixar a peça livre de defeitos.
Segundo li na Internet, o certo era dar uma massa poliester na peça e lixar a massa para ter melhores resultados. Quem sabe um dia eu não faço isso. ;c)


Dando as camadas de primer no coletor de admissão



Pintar o coletor foi 10 vezes mais complexo do que pintar a tampa de válvulas devido a necessidade de pintar em várias dimensões


Estrutura de grua importada da alemanhã e montada na área de serviço para conseguir pintar a peça por completo ;c)


Primeira demão de tinta cinza grafite


RESULTADO FINAL

Peças já secas e com várias camadas de verniz

Tentando imaginar como ficará no cofre do motor


Agora só falta montar no carro!

E é isso pessoal. Essa noite estou viajando para a cidade de Recife e tentarei dar um pulo lá na cidade onde o Robson Campos de Comunidade GTI 16V mora em Pernambuco. As fotos desse provável encontro estarão aqui em breve.

Um abraço e até o próximo post.