Quando comprei o GTI 16V em 2007 ( O Escolhido ), a minha referência de freios era a do meu carro naquela época, um Fiat Doblo Adventure. Logo, quando dirigi o GTI, achei os freios bons para um carro de 1997. Passados esses três anos em que o carro está comigo, nada mudou nos freios dele e apenas cinco mil quilometros foram rodados, incluindo os 600KM da viajem de volta SP => Rio ( De Sumáre para o Estaleiro ). Apesar de nada ter mudado nos freios do GTI, muitas mudanças ocorreram nos freios dos carros quem comprei neste período...

Em 2008, a pedido da patroa, o Doblô Adventure foi trocado em um Honda Fit que possui um ótimo conjunto mecânico. Só quem já teve um Honda Fit vai entender, mas eu achava os freios e a suspensão do Honda Fit mais acertada, e até mesmo, mais esportiva que a suspensão original do GTI 16V que foi toda refeita ( Fazendo a Suspensão ) na época. O Fit parecia que andava em trilhos e adernava menos em curvas do que o Gol GTI 16V com a suspensão original, bem mais alta que a do Fit inclusive.

Em 2010 novamente a pedido da patroa ( reparou que ela manda né? ), o Honda Fit foi trocado em um Nissan TIIDA. Dessa vez não senti muito diferença entre as suspensões dos carros. Primeiro, porque eu ainda não andei no GTI desde que comprei o Nissan ( Troca da junta da tampa de válvulas ) e segundo, por que a suspensão do Tiida tem maior compromisso com o conforto do que com a esportividade. Entretanto, em relação aos freios, que DIFERENÇA. Os freios do Tiida são ABS + EBS + BAS. É como jogar uma ancora pela janela. Dos carros que tive, é o que melhor freia.

Para saber se era um problema crônico do projeto do GTI 16V ( muito motor pra pouco freio ) ou uma deficiência específica do meu carro, faltava comparar com os freios de outro GTI 16V, e tive a oportunidade de ir visitar o Bruno Brates da comunidade GTI 16V em Goiânia ( Goiânia Cidade das Parati GTI 16V ) e pude pilotar a Parata do Bruno.

Primeiro, a surpresa: A Parati GTI 16V é muito bonita, a pintura pérola dá um toque diferente no carro, fora o interior exclusivo com cintos de segurança vermelhos e bancos de couro do modelo Aero em couro. E em segundo, a Parati freiava muito mais que o meu GTI, mas estava com revisão completa dos freios recente: Discos, pastilhas e fluído trocados. Pude concluir então que a combinação de uma boa revisão do sistema de freios com algum tipo de upgrade poderia aumentar significativamente a performance dos freios do meu GTI.

Pesquisando muito no fórum da comunidade GTI 16V no orkut e na Internet, encontrei três soluções possiveis:

1) Adaptar os discos e as pinças de freio do Marea 2.4 Turbo e fazer novos suportes- Projeto de nosso nobre amigo Ávila da comunidade GTI 16V ;

2) Usar discos maiores e mais grossos que fossem compatíveis com pinças da WillWooD e fazer novos suportes(cavaletes);

3) Comprar um Kit Plug&Play completo da PowerBrakes;

Após meses fazendo contas e procurando pelas pinças em ferros velhos e no mercado livre, o final do ano chegou e vi o Kit para Gol 284mm da PowerBrakes em promoção na revista FullPower de dezembro. Entrei em contato com o Sérgio da PowerBrakes e fechei um pacote incluindo os discos e as pastilhas traseiras.

E olha o que o Papai Noel deixou embaixo da minha arvore de Natal ( Na verdade foram os Correios ;c).

Caixas de transporte dos Kits

Os itens são acondicionados dentro de outras duas caixas

Pinças retrabalhadas, cavaletes adaptadores e as pastilhas

Discos Traseiros e pastilhas

Discos dianteiros 284mm/22mm slotados

Em breve teremos um post da montagem no carro e uma avaliação sobre o Kit. Todo o progresso do trabalho será registrado aqui.

Um abraço e até o próximo post.