quinta-feira, 18 de junho de 2009


Então galera, os amplificadores chegaram, ambos comprados nos classificados do AutoForum. Meu objetivo era encontrar amplificadores com uma boa relação custo/benefício para a minha primeira configuração de qualidade sonora para o GTI 16V.
Após muita pesquisa e leitura de inúmeros posts no site AutoForum, decidi pela compra de um Rockford Fosgate 4080DSM para o estéreo nas portas, e um Rockford Fosgate 200ix para tocar o subwoofer na mala. Fiquei um bom tempo esperando algum membro do AutoForum anunciar um desses equipamentos nos classificados, e monitorando anúncios no Mercado Livre. Eis que apareceu ao mesmo tempo nos classificados do Autoforum, um RF 4080DSM e um Focal Power 2.150. O 4080DSM estava muito bem conservado — foi fabricado em 1995 —, e ainda revisado recentemente pelo Zé Fosgate ( especialista na manutenção da marca ). O Focal Power 2.150, recentemente fabricado, era praticamente novo. O antigo dono estava vendendo para montar uma nova configuração de som com ainda mais qualidade sonora, partindo para um outro nível de qualidade. Bem... fechei negócio com frete por Sedex, e eles estão aí.

Entrega rápida e certa, chegaram juntos.

O 408o veio com uma chave hexagonal para abrir e fechar as laterais

Os primeiros amplificadores Rockford Fosgate são reconhecidos pela sua qualidade de construção, baixa distorção e por superar sua potência declarada. Produzidos nos Estados Unidos, fizeram histórica com sua linha DSM, ganhando várias vezes o campeonato IASCA para qualidade sonora. Muitos amplificadores modernos e caros não possuem sua fantástica fonte chaveada com regulagem PWM. Já a Focal é uma aclamada fabricante Francesa de equipamentos para fidelidade sonora. Possui linhas para HI-FI, Som Automotivo e estúdio. Fabrica alguns dos melhores sistemas para sonorização — veja sua linha de Kits de duas e três vias. Vamos aos detalhes técnicos e fotos dos amplificadores.

Rockford Fosgate 4080DSM
Potência em 13.8V:
4 canais de 80W em 2 Ohms
2 canais de 160W em 4ohms bridge









Focal Power 2.150
Potência em 13.8V:
2 x 200W @ 2 ohms
1 x 400W @ 4 ohms bridged







É isso galera. O próximo post seja sobre o restante dos componentes do som. Um abraço, e até lá.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Poís é galera, após o desmonte interno do GTI do último post, parti para a compra do material para começar a fazer o tratamento acústico. A Manta Asfáltica é muito utilizada no segmento de sonorização automotiva como revestimento da lataria: portas, teto, assoalho e porta malas. A mais conhecida, é a importada Dynamat. A partir de pesquisas na Internet, principalmente no site AutoFórum, verifiquei que as mantas adesivas da Seladin e da Vedacit são muito utilizadas. Tive maior facilidade de encontrar a manta asfáltica da Vedacit na minha cidade. Então vamos as fotos:


Material comprado para iniciar o trabalho.

Quatro caixas de manta. 10 e 20cm de largura. Rolos de 10 metros.

Além das mantas, fita crepe, colas, pincéis, silicone spray, cola quente.

Primeira camada na parte interna da porta.






Mid-bass Focal preso no Baffle "home made"



A diferença na ressonância acústica é grande, mesmo após a primeira camada. Serão duas camadas, uma em cada face da lataria das portas. Um abraço e até o próximo post.

segunda-feira, 8 de junho de 2009


Finalmente comecei a instalação do som no GTI. A primeira ação foi o desmonte interno do carro para o tratamento acústico com manta asfáltica.


Desmonte da porta lado carona

Forro de proteção em U.V.A original

Alto-falante original 5", 12 anos de uso e sem danos na suspensão

Alto-falante "importado". Fabricado no México.


Close do alto-falante. Fabricado em junho de 97 - Autolatina.

Desmonte de banco traseiro

Acabamento da lateral traseira.

Desmonte da lateral traseira, lado carona.


Close do anti-ruído original.

Acabamento das portas

Algumas travas quebradas.

Acabamento interno das laterais das portas.

Acabamento da porta em boas condições.

Close da porta. Bastante buraco pra fechar.

Aqui entrará um novo suporte para o midbass.

Console central desmontado.


Todos os bancos foram removidos, estão guardados dentro de casa para liberar a área de trabalho dentro do carro — é claro que a Dona Encrenca reclamou um monte. No próximo post mostro o andamento do trabalho. Também teremos fotos dos amplificadores e acessórios comprados para a instalação. Um abraço e até mais.

sexta-feira, 5 de junho de 2009


E ai galera, tudo beleza? Então, comprei um módulo de injeção reserva, ele chegou. O módulo veio de Brasília — Estado OK gente, não é o carro Brasília.

Dois fatores me levaram a comprar o módulo:

1) O módulo é exatamente o mesmo módulo do meu carro. Mesma série, mesmo ano, mesma revisão;

2) O preço muito bom em relação a raridade do item em questão.


Chegada do Sedex. Taí um serviço público que funcionam muito bem.

Veio bem protegido o módulo. Suportou bem a viagem.

Magneti Marelli - IAW IABW. Visão frontal.

Mesma revisão da minha injeção => 9702 ( Segunda revisão do ano de 1997 )

Módulo testado, sem avarias armazenadas, tá guardado no armário. É igual seguro e plano de saúde, espero não precisar usar. Um abraço e até o próximo post.

domingo, 31 de maio de 2009


Pois é galera, problema do painel resolvido!

Depois de todo o trabalho do último post, fiquei de testar o chicote e a chegada do sinal do sensor do velocimetro na entrada do módulo de injeção. Porém, não foi preciso. Intrigado com o problema, fui estudar os esquemas elétricos do Gol GTI 16V. Lendo o esquema do painel que segue em foto, percebi a presença de três fusíveis de proteção elétrica do painel. Até ter conhecimento disso, em virtude do acendimento normal do painel, não passou pela minha cabeça a possibilidade de ser um fusível queimado. Após ler o esquema elétrico, sabendo que são três fusíveis distintos, a história muda. No esquema elétrico da caixa de fusíveis, o fusível S6 destacado na foto é fisicamente o F6. A segunda grande cilada que eu cai foi essa. Eu já havia percebido que esse fusível estava queimado — a luz interna de cortesia não funcionava. No desenho da tampa da caixa de fusíveis, o ícone também indicava que o fusível era da iluminação. Eu, com tantos problemas para resolver, não estava nem aí para consertar a iluminação interna do carro, e logo, não troquei o fusível por um de reserva. Nada melhor que o tempo para explicar o inexplicável. Ao tomar conhecimento que o mesmo fusível da iluminação interna também protegia parte do circuito do painel, corri para o carro para tirar a dúvida. E não deu outra, espetei o fusível novo, liguei o carro e... bumm, o painel voltou a funcionar. Não me contive, xinguei meia dúzia de palavrões bem bonitos e sorri como uma criança.

Esquema elétrico da caixa do conjunto dos instrumentos( painel )

Fiquei ali olhando para o painel funcionando por alguns minutos, desliguei o carro e subi feliz da vida para terminar de ver o Fantástico. Amanhã pretendo montar o painel do carro e iniciar a instalação do som. Agora, com o problema do painel resolvido, o trabalho toma um novo fôlego. Um abraço a todos.