Então galera, tudo beleza? Os amigos da Comunidade do Gol GTI 16V no Orkut já sabem que eu estou tendo problema com a marcação de RPM e Velocidade no Painel. Consultando o fórum da comunidade, encontrei algumas soluções para o problema:

1) Desconectar o cabo do pólo negativo da bateria e religá-lo após 30 minutos;

2) Passar o Scanner e limpar a memória de avarias;

Ambas as soluções foram realizadas e não houve retorno imediato do funcionamento do painel — precisava rodar como carro alguns quilômetros para confirmar o resultado.

Para possibilitar essa pesquisa pelo defeito no painel, comprei algumas ferramentas novas:


Mini macaco jacaré e dois cavaletes(alguns chamam de preguiça)

Carro suspenso par remoção e teste do sensor de percurso( velocímetro )

Sensor removido. Ele é preso por encaixe.

A luva não é frescura. É para poder usar o Notebook sem precisar lavar as mãos... ;c)

Local de inserção do sensor na lateral da caixa de marchas.

Sensor testado. Perfeito funcionamento.
O sensor funciona como uma chave normalmente aberta. Com a passagem de qualquer campo magnético pela extremidade do sensor, a chave se fecha.


Ainda sem ter encontrado o problema, me restou agora as seguintes opções:

1) Checar o chicote e verificar se o sinal do sensor está chegando na entrada do módulo da injeção. Conforme esquema elétrico, pino 28 do conector do módulo;

2) Passar em uma VW e passar o Scanner VAG 1552. Talvez haja alguma função especial que eu não tenha conseguido utilizar com o cabo VAG-COM;

3) Se nada funcionar, chorar... (brincadeira).


De qualquer forma, já estou procurando por um painel reserva e um módulo da injeção reserva. Em breve, fotos dessas aquisições. Um abraço a todos e acompanhem o Blog.