Por mais estranho que possa parecer, quase cinco meses depois de ter parado o carro para trocar a junta da tampa de válvulas o GTI 16V, finalmente ele voltou a vida. Ao desmontar a parte superior do motor para trocar a junta, rolou aquela "idéia" de dar uma mudada no visual do motor. E aí "mano", lá se foram mais de quatro meses...

Apesar do tempo que levei para concluir o trabalho, o importante é que consegui. O novo visual que eu queria dar para o motor do carro foi concluído. Vejam:

Novo "look" do cofre do motor




Mas nem tudo são flores. Durante o processo de remontagem do motor percebi que tanto os sensores de rotação, quanto o sensor de rotação estavam com seus fios e conectores detonados. Vejam:

Conectores dos sensores de detonação - Detonados!! ;c)
Sensores de detonação - Detonados!! ;c)

Sensor de rotação - Detonado!! ;c)


Sensores de Detonação novos e originais - um VW e um FIAT ;c)

Os sensores são Siemens: Código VW 037.905.377-A / Código Bosch 0.261.231.077

Sensor de Rotação novo da Thomson.
Comprado com o Bruno Rates da Comunidade GTI 16V

Enfim, ouço novamente o ronco do motor GTI 16V com o filtro de ar desconectado. Só quem já ouviu, sabe do que eu estou falando ;c)

O próximo passo é trocar o alternador por um novo com regulador de voltagem moderno, colocar cabos e velas novas. Também vou trocar o óleo do motor pelo tempo de seis meses desde a última troca. Mesmo que o carro não tenha rodado nem 30km desde a última troca ;c(.


É isso aí, em breve novidades.


Um abraço e até o próximo post.