Bem galera, esse é o primeiro post deste que será o blog da minha história com este ícone da indústria automobilistica nacional, o Volkswagen Gol GTI 16V. Ainda hoje, nós, aficionados por carros, recordamos do glorioso Gol GTI de primeira geração. Na época, aquele Gol azul cheio de acessórios e um emblema GTI era praticamente um E.T no meio de tanto Fusca e Brasília. Na virada dos anos 80 para os anos 90, eu ainda com 13 anos de idade e vivendo minha adolescência em Nilópolis, não fazia idéia da revolução que aquele carro "maneiro" trazia com sua eletrônica embarcada — era o primeiro carro com Injeção Eletrônica da indústria nacional. Alguns anos se passaram e como bom brasileiro, comecei a trabalhar após me formar como técnico em eletrônica em 1994. Ainda sem carteira assinada, trabalhava como técnico em uma empresa de Telecomunicações no Centro do Rio. O já caótico fluxo viário da época, me impedia de realizar qualquer outra atividade remunerada, todos os dias pelo menos três horas eram disperdiçadas no trajeto de ida e volta do trabalho. No ano seguinte — 1996, um grande amigo que cultivo até hoje, me convidou para trabalhar em uma empresa de informática muito conceituada em Nova Iguaçu — cidade limítrofe a cidade em que eu vivia. Naquele ano, inaugurei minha carteira de trabalho e pude a partir dali, realizar outras atividades remuneradas, o famoso "bico".  

No final do ano de 1996, em um dia que eu acreditava que seria como outro qualquer, começava a saga, o sonho. O dono da empresa de informática que eu trabalhava, apareceu no final da tarde com um Gol GTI 16V Vermelho Dakar "zero kilometro". Me aproximei e tentei entender o que era aquele carro. Descobri que além de ser o dono da empresa de informática que eu trabalhava, ele também era dono de uma equipe de competição de autocross e rally. Não perdi tempo e "vomitei" em cima dele todos os meus conhecimentos sobre a linhagem GTI e todas as implementações mecânicas realizadas naquele modelo — aquele carro era demais para a época. No começo de 97, eu já integrava a equipe de competição e as viagens no GTI 16V rebocando o carro de corrida e equipamentos eram constantes — a paixão aumentava ainda mais. Em 1998 comprei meu primeiro carro, um Gol 1.6 CL 1991. Logo de cara ganhei o jogo de rodas e pneus do GTI 16V. Envolvido no mundo das corridas e do automobilismo, conheci várias figuras e mecânicos extraordinários. Um deles se tornou meu segundo pai até hoje. Quando eu não estava trabalhando, estava dentro da oficina — aprendi muito sobre mecânica, injeção eletrônica e principalmente sobre a vida. No começo de 99 instalei injeção eletrônica no meu gol 1.6 — kit completo: módulo, chicote, relês de alimentação/bomba de combustível, Sensor MAP, distribuidor Hall, bomba de combustível, coletor de admissão, tubo de escape primário(fixação do sonda lambda), Sonda Lambda e TBI com todos os sensores e tampa para conexão a caixa do filtro de ar).

Em 2000 recebi uma proposta para mudar de empresa e atuar exclusivamente com Tecnologia da Informação. Lá eu conheci um grande amigo e pessoa de importância singular na minha carreira profissional — havia conseguido um mentor. Depois de muito trabalho e realizações naquele ano, fui convocado para trabalhar no Pólo de Tecnologia da empresa no Centro do Rio. De 2001 em diante, o ritmo foi "frenético", muita coisa aconteceu. Separando em grandes capítulos: troquei de carro; conheci minha esposa; me formei como Analista de Sistemas; me mudei para Niterói; fiz vários novos amigos; me casei; me Pós graduei em Gestão de Empresas; assumi a vaga de coordenador de TI da empresa em Niterói e em 2004 assumi a gerência de TI. Nessa confusão de acontecimentos, e não necessáriamente neste mesma ordem, não pude estar tão perto da minha família e da "graxa" da oficina como eu gostaria. A mencionada troca de carro ocorreu em 2002. Troquei o Gol CL 1991 ( com injeção eletrônica, rodas 15" Gti 16V, trio elétrico, bancos Recaro Golf GTi e parachoques cinza do Gol GTS )  por um Fiat Siena EXL Fire 16V 2001 — para minha tristeza, terminavam ali minhas visitas constantes as oficinas. Em 2005, problemas de saúde na família me alertaram sobre a necessidade de estar mais junto da família e viajar bastante levando todo mundo, troquei o Siena por um Doblo Adventure 2004. Em 2007 o estresse acumulado com tanto trabalho e sem ter uma válvula de escape já incomodava — eu precisava de um hobby. E o que eu poderia fazer no meu tempo vago para desestressar a mente? É claro, mecânica! E qual seria o carro que compraria para fazer uma restauração, ir fazendo manutenção, integrar alguma comunidade sobre o assunto? Pois é, lá estava o GTI 16V de volta na minha vida. Bastava encontrar um GTI 16V em bom estado e trazer pra casa. A busca levou exatos 11 meses. No final do ano eu tinha três opções: Um GTI 16V 1996 vermelho Dakar em Cuiabá/GO; Um GTI 16V vermelho 1996 vermelho em Araxá/MG; e um Gol GTI 16V 1997 preto em Sumaré - SP. O escolhido você conhecerá no próximo post, até lá.