Não é atoa que a pintura é considerada uma arte, e para aqueles que como eu não apresentam nenhum dom para as artes, precisará de muito, muito trabalho para fazer trabalhos dessa natureza. E o incauto aqui, pensou que seria fácil e inventou de pintar a tampa do comando de válvulas e o coletor de admissão, ledo engano...
Mas no final as coisas terminaram relativamente bem, levando em contato que foi o primeiro "Faça você mesmo" de pintura automotiva que fiz na minha vida. Tudo começou quando tive que remover toda a parte superior do motor para resolver um vazamento de óleo na junta da tampa de vávulas ( http://vwgti16v.blogspot.com/2010/11/troca-da-junta-da-tampa-do-comando-de.html ). Quando removi o coleto de admissão e a tampa de válvulas caiu surgiu a idéia de jerico de limpá-las e pintá-las.
Vamos as imagens!Contraste entre o alumínio cru e a peça pintada. Duas semanas até tomar coragem de começar a pintar o coletor de admissão
A paciência de lixar acabou e desencanei de deixar a peça livre de defeitos.
Segundo li na Internet, o certo era dar uma massa poliester na peça e lixar a massa para ter melhores resultados. Quem sabe um dia eu não faço isso. ;c)Pintar o coletor foi 10 vezes mais complexo do que pintar a tampa de válvulas devido a necessidade de pintar em várias dimensões
Estrutura de grua importada da alemanhã e montada na área de serviço para conseguir pintar a peça por completo ;c)
Agora só falta montar no carro!
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
Pintura da tampa do comando de válvulas
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Wagner Pereira
22:02
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comentários
Pensei: "É só comprar umas latas de tinta spray e pintar, nade de tão complicado. Eu só não tinha levado em consideração eu que moro em apartamento, que pra pintar precisa lixar, que pra pintar precisa preparar e isolar a peça, que tinta suja as coisas, que a dona encrenca ia falar muito no ouvido... coisas básicas desse tipo.
RESULTADO FINAL
E é isso pessoal. Essa noite estou viajando para a cidade de Recife e tentarei dar um pulo lá na cidade onde o Robson Campos de Comunidade GTI 16V mora em Pernambuco. As fotos desse provável encontro estarão aqui em breve.
Um abraço e até o próximo post.
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
Kit de freios PowerBrakes de presente de Natal
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Wagner Pereira
16:52
Quando comprei o GTI 16V em 2007 ( O Escolhido ), a minha referência de freios era a do meu carro naquela época, um Fiat Doblo Adventure. Logo, quando dirigi o GTI, achei os freios bons para um carro de 1997. Passados esses três anos em que o carro está comigo, nada mudou nos freios dele e apenas cinco mil quilometros foram rodados, incluindo os 600KM da viajem de volta SP => Rio ( De Sumáre para o Estaleiro ). Apesar de nada ter mudado nos freios do GTI, muitas mudanças ocorreram nos freios dos carros quem comprei neste período...
Em 2008, a pedido da patroa, o Doblô Adventure foi trocado em um Honda Fit que possui um ótimo conjunto mecânico. Só quem já teve um Honda Fit vai entender, mas eu achava os freios e a suspensão do Honda Fit mais acertada, e até mesmo, mais esportiva que a suspensão original do GTI 16V que foi toda refeita ( Fazendo a Suspensão ) na época. O Fit parecia que andava em trilhos e adernava menos em curvas do que o Gol GTI 16V com a suspensão original, bem mais alta que a do Fit inclusive.
Em 2010 novamente a pedido da patroa ( reparou que ela manda né? ), o Honda Fit foi trocado em um Nissan TIIDA. Dessa vez não senti muito diferença entre as suspensões dos carros. Primeiro, porque eu ainda não andei no GTI desde que comprei o Nissan ( Troca da junta da tampa de válvulas ) e segundo, por que a suspensão do Tiida tem maior compromisso com o conforto do que com a esportividade. Entretanto, em relação aos freios, que DIFERENÇA. Os freios do Tiida são ABS + EBS + BAS. É como jogar uma ancora pela janela. Dos carros que tive, é o que melhor freia.
Para saber se era um problema crônico do projeto do GTI 16V ( muito motor pra pouco freio ) ou uma deficiência específica do meu carro, faltava comparar com os freios de outro GTI 16V, e tive a oportunidade de ir visitar o Bruno Brates da comunidade GTI 16V em Goiânia ( Goiânia Cidade das Parati GTI 16V ) e pude pilotar a Parata do Bruno.
Primeiro, a surpresa: A Parati GTI 16V é muito bonita, a pintura pérola dá um toque diferente no carro, fora o interior exclusivo com cintos de segurança vermelhos e bancos de couro do modelo Aero em couro. E em segundo, a Parati freiava muito mais que o meu GTI, mas estava com revisão completa dos freios recente: Discos, pastilhas e fluído trocados. Pude concluir então que a combinação de uma boa revisão do sistema de freios com algum tipo de upgrade poderia aumentar significativamente a performance dos freios do meu GTI.
Pesquisando muito no fórum da comunidade GTI 16V no orkut e na Internet, encontrei três soluções possiveis:
1) Adaptar os discos e as pinças de freio do Marea 2.4 Turbo e fazer novos suportes- Projeto de nosso nobre amigo Ávila da comunidade GTI 16V ;Pesquisando muito no fórum da comunidade GTI 16V no orkut e na Internet, encontrei três soluções possiveis:
2) Usar discos maiores e mais grossos que fossem compatíveis com pinças da WillWooD e fazer novos suportes(cavaletes);
3) Comprar um Kit Plug&Play completo da PowerBrakes;
Após meses fazendo contas e procurando pelas pinças em ferros velhos e no mercado livre, o final do ano chegou e vi o Kit para Gol 284mm da PowerBrakes em promoção na revista FullPower de dezembro. Entrei em contato com o Sérgio da PowerBrakes e fechei um pacote incluindo os discos e as pastilhas traseiras.
E olha o que o Papai Noel deixou embaixo da minha arvore de Natal ( Na verdade foram os Correios ;c).

Em breve teremos um post da montagem no carro e uma avaliação sobre o Kit. Todo o progresso do trabalho será registrado aqui.
Um abraço e até o próximo post.
domingo, 28 de novembro de 2010
Troca da junta da tampa do comando de válvulas
Postado por
Wagner Pereira
16:10
Desde que comprei o carro de seu primeiro dono em 2007, o carro já apresentava um pequeno vazamento de óleo na junta da tampa do comando de válvulas. Por ser o carro muito mais um hobby do que um meio de transporte, as coisas acabam por demorar demais para serem feitas — na verdade elas acontecem na medida do possível. E por ser um hobby, uma das premissas é realizar todas as manutenções possíveis na minha própria garagem, com as minhas próprias ferramentas. E aí, cada manutenção é o começo de uma nova saga...
Assim como na maioria das manutenções automotivas, principalmente no VW GTI 16V, existe a dependência de peças e ferramentas específicas. Sendo assim, inicio todas as manutenções com um planejamento para obtenção de todas as peças e ferramentas necessárias, só então, a manutenção é efetivamente iniciada.
A primeira parte desse projeto da troca da junta começou no ano passado quando comprei um kit completo de juntas para o VW Corrado 2.0 16V Americano (http://vwgti16v.blogspot.com/2009/05/kit-de-juntas-camisa-e-cordao-gti.html), acreditando que tal kit fosse 100% compatível com a nossa versão tupiniquim desse motor VW/ABF/9A. Ledo engano, depois de um demorado trabalho de pesquisa e importação desse kit de juntas, descobrimos diferenças entre a versão americana desse motor montado transversalmente e a nossa versão montada logitudinalmente, e assim, várias juntas que vieram no kit não tiveram utilidade. É importante registrar que esse trabalho de pesquisa e investigação não teria sido possível sem a ajuda de nosso nobre amigo Bruno Brates da comunidade GTI 16v no orkut - o cara chegou a ir aos Estados Unidos para pesquisar o mercado de reposição de peças para nossos GTI 16v e estabeleceu canais de importação importantes.
Se você também estiver disposto a pesquisar e descobrir ainda mais peças que nosso Gol/Parati 2.0 16v compartilham com outros modelos do grupo volkswagen em todo o mundo, consulte o catálogo online do grupo no endereço: http://www.vagcat.com
Mas, se você quer saber logo qual o carro que acreditamos ser o de maior nível de compartilhamento de peças até o momento, veja esses vídeos no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=iQzJ5h1Y6mw
http://www.youtube.com/watch?v=M8CwJCx3CmI
http://www.youtube.com/watch?v=blhxYTb_ZL0
Link para a página do carro no catálogo vagcat: http://www.vagcat.com/epc/cat/au/A80/1992/111/49/1106930/
O Audi 100 e Audi 80 utilizaram nossos motores em modelos especiais respectivamente entre 1991 e 1992.
Vamos as imagens!
Modelos que utilizam a junta da tampa de válvulas com núcleo de metal. Código VW para Gol/Parati 2.0 16V: 051.198.025 Código VAG para Audi 80/100: 027.198.025
Chave Allen longa 6mm para remoção e instalação do Coletor de Admissão
Chave estriada longa 12mm para remoção e instalação do cabeçote
O vazamento na junta do cabeçote sujou bastante todo o entorno do motor e impregnou a junta do coletor de admissão.
A primeira parte desse projeto da troca da junta começou no ano passado quando comprei um kit completo de juntas para o VW Corrado 2.0 16V Americano (http://vwgti16v.blogspot.com/2009/05/kit-de-juntas-camisa-e-cordao-gti.html), acreditando que tal kit fosse 100% compatível com a nossa versão tupiniquim desse motor VW/ABF/9A. Ledo engano, depois de um demorado trabalho de pesquisa e importação desse kit de juntas, descobrimos diferenças entre a versão americana desse motor montado transversalmente e a nossa versão montada logitudinalmente, e assim, várias juntas que vieram no kit não tiveram utilidade. É importante registrar que esse trabalho de pesquisa e investigação não teria sido possível sem a ajuda de nosso nobre amigo Bruno Brates da comunidade GTI 16v no orkut - o cara chegou a ir aos Estados Unidos para pesquisar o mercado de reposição de peças para nossos GTI 16v e estabeleceu canais de importação importantes.
Se você também estiver disposto a pesquisar e descobrir ainda mais peças que nosso Gol/Parati 2.0 16v compartilham com outros modelos do grupo volkswagen em todo o mundo, consulte o catálogo online do grupo no endereço: http://www.vagcat.com
Mas, se você quer saber logo qual o carro que acreditamos ser o de maior nível de compartilhamento de peças até o momento, veja esses vídeos no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=iQzJ5h1Y6mw
http://www.youtube.com/watch?v=M8CwJCx3CmI
http://www.youtube.com/watch?v=blhxYTb_ZL0
Link para a página do carro no catálogo vagcat: http://www.vagcat.com/epc/cat/au/A80/1992/111/49/1106930/
O Audi 100 e Audi 80 utilizaram nossos motores em modelos especiais respectivamente entre 1991 e 1992.
Vamos as imagens!


Chave estriada longa 12mm para remoção e instalação do cabeçote

O plano inicial era somente trocar a junta da tampa de válvulas, mas depois de todo trabalho e por já estar com o caminho livre para realizar outras manutenções, mudei o escopo do projeto e irei remover o cabeçote para uma revisão geral e substituirei outros itens como bomba dágua, correia dentada, esticador, correia poly V, etc.
Todo o progresso do trabalho será registrado aqui.
Um abraço e até o próximo post.
domingo, 10 de outubro de 2010
Visitando Florianópolis e conhecendo mais um GTI!
Postado por
Wagner Pereira
20:56
Já faz algum tempo que tento conciliar minhas viagens pelo Brasil para conhecer os amigos GTIzeros. Como a maior parte dessas viagens é a trabalho, nem sempre consigo localizar os GTIs da localidade onde estou antes da minha partida.
Nessas viagens a trabalho, em sua maioria, fico sabendo da necessidade de viajar sem muita antecedência, o que dificulta uma pesquisa prévia sobre os GTIzeros da cidade pra onde irei. E foi dessa forma que parti para mais um missão de trabalho em uma cidade que há muito tempo queria conhecer.
Ponto de partida - aeroporto Internacional do Rio de Janeiro ( Galeão / Tom Jobim )
A chegada a Florianópolis foi tensa, muita chuva, clima de seriado "Lost" no pouso no aeroporto Hercílio Luz. No caminho para o Hotel a primeira surpresa, a ilha tem uma topografia que lembra muito a do Rio, muitos morros. Mas as semelhanças param por aí, as ocupações dos morros de lá não são favelas como aqui no Rio, muito pelo contrário. ;c)
Fotografia de um dos "morros" de Floripa tirada do táxi no caminho para o Hotel
Agora vem o mais incrível, ao chegar no Hotel Maria do Mar em baixo de muita chuva e sair correndo de dentro do táxi direto para a recepção do Hotel, algo me chamou a atenção na parede de vidro que separava a entrada do hotel para o estacionamento no lado de fora.
Aquilo que me chamava a atenção na vidraça era um Gol GTI vermelho
Achei o fato tão interessante, que até postei a foto acima no meu twitter.com/tuxbrother avisando que havia sido recepcionado em Floripa por um Gol GTI. Mas foi só, já eram 13h e meu compromisso de trabalho teria início as 14h - eu ainda tinha que almoçar alguma coisa no hotel. Alias, a comida do Hotel era ótima.
Foto da janela do quarto 414
Após almoçar rapidamente, fui até o quarto para deixar a mala e escovar os dentes. Minha primeira exploração em Florianópolis foi através da janela do quarto. O que acharam da vista? E olha que o tempo estava ruim.
Após três horas de reunião, tivemos uma pausa para um cafezinho e eu não pensei duas vezes, fui ver se o GTI ainda estava lá estacionado e tentar conversar com o seu feliz proprietário ;c)
Cheguei ao estacionamento e o GTI ainda estava lá. Depois de muito olhar para o carro, de um lado, de outro, olhar o interior do carro e tirar fotos, o responsável pelo estacionamento se aproximou de mim e eu disparei: "Você sabe quem é o dono desse GTI?". O cara me respondeu: "Sei sim, sou eu!
O GTI vermelho é muito bonito!
GTI de perfil, mostrando suas rodas originais
O dono do GTI é o membro de nossa comunidade no Orkut Leonardo Piovesan. Leonardo é gente finíssima e conversamos o pouco tempo que tivemos sobre uma infinidade de assuntos do mundo #vwgti - eu precisava voltar para a segunda parte da reunião que acabou se estendendo até as 19h.
A noite saímos para jantar e pude provar da fantástica culinária da ilha. Fomos até o Restaurante Zé do Cacupé e nos esbaldamos dos mais variados frutos do mar. Tudo muito fresco e gostoso.
Mesa do restaurante Zé do Cacupé
No final do jantar rolou até um parabéns pra mim.
Isso mesmo, era meu aniversário. "Trabaia Nego"!
E na manhã do dia seguinte o visual da janela estava ainda mais bonito!
Um abraço e até o próximo post.
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Quem sou eu

- Wagner Pereira
- Carioca, filho de nordestinos, casado, especialista em Tecnologia da Informação, Pós Graduado em Gestão Empresarial, hobbysta da mecatrônica.